Banda Francisco, el hombre é atração especial da festa Mientras Dura

FRANCISCOMIENTRAS

No próximo sábado, dia 7 de outubro, a Mientras Dura invade mais uma vez o Centoequatro para a sua décima terceira edição.

Com ambientação inspirada nos bailes de máscaras, a festa chamou a Francisco, el hombre para uma apresentação especial. A banda que navega entre as influências mexicanas e brasileiras é conhecida por integrar artistas performáticos em um espaço de livre manifestação.

Cantando em português e espanhol, a Francisco, el hombre cruza fronteiras com uma explosiva trama de ritmos latinos e discursos empoderadores. No álbum “Soltasbruxa”, de 2016, o quinteto apostou em letras que retratassem os posicionamentos da banda. “Em vez de tentar dar uma cara atemporal ao CD, decidimos encarar o agora. Política faz parte de quem somos”, conta o baterista mexicano Sebastián Piracés-Ugarte, que canta ao lado do irmão Mateo Piracés-Ugarte e dos brasileiros Juliana Strassacapa, Andrei Kozyreff e Rafael Gomes.

O grupo já subiu ao palco de festivais importantes mundo a fora, como o América x Su Musica na capital cubana, o Imesur, no Chile e o FimPro, no México. No Youtube, o clipe mais assistido, “Triste, louca ou má”, já contabiliza quase dois milhões de expectadores e se tornou uma referência do estilo e discurso político da banda.

Conheça:

 

Além de Francisco, el hombre, a festa conta com diversas atrações musicais e performáticas. A ambientação inspirada nos bailes de máscaras vai oferecer uma experiência completa de luzes, cores, formas e decoração cuidadosamente preparados pelo cenógrafo Márcio Castro.

Entre o público fiel, a festa já virou sinônimo de compromisso com a diversidade e luta contra todo tipo de assédio e preconceito. Por isso, independente do tema ou do espaço em que é realizada, Mientras Dura é certeza de casa cheia.  “Criar um espaço seguro para a livre expressão do público é uma das nossas prioridades. Quando corpos divergentes podem ser e conviver na pista, livres de violência, a pista ganha um caráter político muito forte”, assegura Yonanda Santos, DJ residente e produtora da Mientras.

21586561_917300741751864_6356002752648349184_o

Breno Oliveira, um dos idealizadores e produtores, relembra que já na primeira edição da festa havia a preocupação em receber o público em um ambiente seguro, divertido e de empoderamento e afirmação contra quaisquer formas de opressão. “A proposta de reunir artistas das mais variadas áreas para criar uma festa performática e colaborativa tem enriquecido bastante a cena de festas independentes de BH”, afirma.


MIENTRAS DURA Y FRANCISCO, EL HOMBRE / MASCARADA

Espaço Centoequatro – Praça Rui Barbosa, 104 – Centro, Belo Horizonte – MG

07 de outubro, às 23h

Ingressos promocionais a partir de 20 reais, pelo Sympa (AQUI), na Las Chicas Vegan (Av. Augusto de Lima, 233 – Centro) ou no Nimbos Bar (R. Alagoas, 608 – Savassi)

 

 

Por Fábio Resende

Gostou? Espalhe!

Be first to comment