BDMG Cultural e Fundação Clóvis Salgado lançaram um edital para apoio a Diretores de curtas-metragens

bdmgaudiovucapa

Para incentivar e fomentar a cena do audiovisual no estado, o BDMG Cultural e a Fundação Clóvis Salgado dão continuidade ao Prêmio BDMG Cultural/FCS de Estímulo ao Curta Metragem de Baixo Orçamento. Em sua 4ª edição, a iniciativa consagrará quatro projetos em duas categorias, com premiações em dinheiro.

Na categoria Estreante, poderão participar diretores que já realizaram até dois curtas-metragens, com comprovada exibição pública, e os vencedores receberão R$30.000 (cada). Na Não Estreante, apenas diretores que já realizaram pelo menos três curtas com comprovação pública em festivais, mostras ou televisão, poderão se inscrever. Os diretores contemplados receberão R$50.000 (cada).

Uma comissão julgadora composta por três profissionais do setor cultural selecionará os vencedores. O resultado será divulgado no dia 20 de junho de 2017, e os realizadores terão até o dia 4 de dezembro deste ano para finalizar os projetos.

O Prêmio BDMG Cultural/FCS de Estímulo ao Curta Metragem de Baixo Orçamento tem como principal objetivo fomentar os novos diretores no estado, oferecendo a possibilidade de elaborar propostas estéticas e conceituais, que utilizem ferramentas tecnológicas de produção de baixo custo e fácil acesso.

Vale destacar que em 2014, o diretor e roteirista André Novais foi um dos vencedores do 1º Prêmio BDMG Cultural / FCS de Estímulo ao Curta-Metragem de Baixo Orçamento, com “Quintal”. Em 2015, o curta-metragem foi selecionado para participar da mostra Quinzena dos Realizadores, no Festival de Cannes; foi destaque no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, premiado nas categorias melhor filme, atriz e roteiro; e foi consagrado pelos prêmios da Crítica e Aquisição Canal Brasil, no 25º Festival Cine Ceará.

Inscrições

Os interessados poderão se inscrever presencialmente na Gerência de Cinema do Palácio das Artes, até 28 de abril de 2017, de 10h às 18h; ou via Correios. É possível apresentar até duas produções, com no mínimo 70% de equipe residente em Minas Gerais e 60% das gravações realizadas no estado.

Regulamento e ficha de inscrição no site www.bdmgcultural.mg.gov.br.

Gostou? Espalhe!

Be first to comment