Mais um Festival INDIE de cinema invade BH

indie2016capa01

Desde que surgiu há 16 anos aqui em BH, o Indie Festival sempre buscou uma identidade própria. Essa identidade ficou ainda mais fortalecida quando há 10 anos atrás aconteceu sua primeira edição em São Paulo, no CineSesc. Isso fez com que as escolhas conceituais e estéticas priorizassem um cinema independente internacional de autor – na sua ampla contemporaneidade, mesmo quando em retrospectiva.

Em tempos políticos difíceis, num país como o Brasil, onde a exibição de um cinema comercial, vazio e pasteurizado, é dominante e avassaladora em termos de números de salas, filmes e público; o cinema independente encontra sua força nesse espaço privilegiado dos festivais de cinema. Nunca, na história do Indie Festival, foi tão importante que este cinema resistisse. É preciso falar deste cinema, e mais do que falar: exibi-lo. Um festival é uma oportunidade de se mostrar o quanto o cinema independente é plural, o quanto a cada ano este cinema está mais forte e mais bem posicionado comercialmente no mercado internacional e com públicos cada vez mais ávidos por um cinema-arte.

O Indie Festival 2016 fez uma seleção mais rigorosa este ano, apresentando uma programação mais compacta e densa.

Entre os dia 1 de 7 de setembro, o Cine Humberto Mauro (Palácio das Artes) e a sala Professor José Tavares de Barros (Cine Sesc Palladium) recebem, com entrada franca, a programação 2016, que foi dividida em: Mostra Mundial que apresenta filmes inéditos no Brasil, Retrospectiva (do artista e cineasta polonês) Walerian Borowczyk e a mostra de filmes clássicos, restaurados, dentro do programa Clássica.

Confira a programação AQUI

Indie Festival 2016 | 1 de 7 de setembro

Sala de exibição:
CINE HUMBERTO MAURO (129 lugares)
Av. Afonso Pena, 1.537 | Centro
 
CINE SESC PALLADIUM (Sala Professor José Tavares de Barros: 82 lugares)
Av. Augusto de Lima, 420 | Centro
Entrada franca, ingressos disponíveis nas bilheterias dos cinemas, 30 minutos antes de cada sessão.
Consulte a Classificação Indicativa (CI) na página de cada filme

Gostou? Espalhe!

Be first to comment