Mostra Udigrudi Mundial de Animação chega a 13ª edição

Polvo-Paul-–-Thomate-–-3´29”----Ribeirão-Preto.2013

No dia 12 de dezembro o C.A.S.A. recebe a 13ª Mostra Udigrudi Mundial de Animação – Mumia 2015. A mostra que procura trazer uma programação cheia de novidades do cinema de animação nacional e internacional.

Nesta edição serão exibidas produções cinematográficas de 10 países diferentes e de seis cidades brasileiras fazem parte do acervo de filmes.

Além de todas as exibições dos filmes em várias salas da cidade, o público poderá participar de oficinas temáticas diferenciadas da cena do cinema de animação. Uma delas, a oficina de rotoscopia, será realizada e ministrada por Sávio Leite. A atividade será oferecida às crianças e adolescentes do Instituto Cresce, Centro de Referência em Educação, Sustentabilidade e Cultura do Espinhaço, que desenvolve projetos de preservação e educação social e ambiental, localizado no bairro Vale do Sol. O resultado da oficina será apresentado no dia 12 de dezembro.

O evento é realizado desde 2003 em Belo Horizonte, foi criada e tem como sede o Centro de Referência Audiovisual (CRAV). A Mostra é reconhecida como um evento consolidado entre os festivais de cinema e vídeo no Brasil e integra o calendário turístico da cidade. O sucesso da Mumia pode ser comprovado pelos inúmeros convites internacionais que tem recebido. Por meio da Mumia, a animação brasileira já foi exibida na Finlândia, Chile, Colômbia e Holanda e, ainda este ano, estará presente na Armênia.

Confira a programação:

Mostra Infantil 1 – 53´

Viagem na Chuva – Wesley Rodrigues – 13´ – Goiânia/2014

A chuva assim como o circo, percorre um longo caminho até seu lugar de destino. Quando se vão, ficam as lembranças.

 

Polvo Paul – Thomate – 3´29” – Ribeirão Preto /2013

Clipe da canção “Polvo Paul” do grupo de música para crianças “Angudadá”. Um menino de imaginação fértil, batalhando para resolver seus deveres de casa, conhece Paul, um polvo vidente. Juntos eles descobrem os prazeres da cooperação e amizade.

Vagabond – Pedro Ivo Carvalho – 7´25” – Dinamarca/2014

Seguindo o sequestrador de seu cão através de uma cidade incessantemente em movimento, o sem-teto Dio descobre o quão longe a sociedade foi para manter o seu ritmo.

 

Journey –MehdiTebbakh – 2´40” – França/2014

Eu tive a chance de viajar durante 5 meses pela Austrália. Aqui está a história.

A mesma velha estória (The sametheoldstory) – Ramon Faria 2´30” – BH/2012

Duas pessoas, de lugares tão distantes se apaixonam e resolvem viver juntos. Porém, depois de anos juntos, as lembranças podem ficar mais distantes e as brigas e discussões mais frequentes. Uma simples música pode reacender a memória e o amor voltar ao lugar a que pertence.

Tarapaty Goose – MonikaDovnar – 3´30” – Alemanha

Assim como Chapeuzinho Vermelho, o pequeno ganso Gustav segue despreocupado pelo seu caminho na floresta escura, ignorando o perigoso lobo mau.

Salu e o Cavalo Marinho – Cecilia da Fonte – 13´35” – Recife – PE/2014

O filme conta a história de Mestre Salustiano, um dos artistas populares mais famosos do Brasil. Filho do rabequeiro João Salustiano, Salu logo cedo sonha em participar de um grupo de Cavalo Marinho, folguedo típico da região onde mora.

Dustin – Kristina Jaeger – 7´- Alemanha/2014

A vida de um cachorro se vê afetada com a chegada de um robô de limpeza na sua casa.

Mostra Juvenil 1 –60´

Jack themonster Jack, o monstro – SindyGiraldo&IinaKuula – 3´16”- Finlândia/2013

A história de uma garota que encontra uma estranha criatura no parque e começa a alimentá-la. Logo, ela percebe que continuar sendo amigos demanda mais compromisso que ela pensava.

 

Não seja quadrado – Isaac Braz – 1´55” – Belém/PA/2015

Sem poder pular ou rolar, o quadrado não pode sair para brincar.

Butoyi – 12 young girls from Burundi - 10´- Bélgica.2013

Butoyi – 12 young girls from Burundi – 10´- Bélgica.2013

Butoyi – 12 young girls from Burundi – 10´- Bélgica/2013

Bukuru e Butoyi são gêmeas. Butoyi é uma estudante brilhante. No entanto, enquanto os irmãos dela vão para a escola, ela tem que ajudar a mãe nas tarefas diárias.

Hansel + Gretel – Soyeon Kim – 3´30” – USA / Korea/2014

Uma visualização abstrata do conto dos Irmãos Grimm “João e Maria”.

GucioZaczarowany – Daria Kopiec – 16´40” – Polônia/2014

O filme conta a história de um garoto que foi transformado em uma mosca por causa de sua preguiça. No caminho, ele encontra uma aranha. A medida que eles conversam, ele percebe que até mesmo o menor ser tem um papel importante a desempenhar.

Ahco on the Road – Soyeon Kim – 8´45” – USA / Korea/2013

Inspirado por um documentário da natureza, “Ahco na Estrada” é a história de uma bebê elefante, Ahco, que segue em uma jornada para encontrar o caminho de volta para casa, após ter sido separada de sua mãe.

Tênis da Hora – Thomas Larson – 11´33” – São Paulo/2015

O baile está bombando e Duartson se prepara para o tão esperado encontro com Cicinha, a garota que mexe com seu coração. Mas uma visita inesperada de Toninho, seu amigo aspirante a funkeiro, muda o rumo da noite. Baseado no conto “A Chinela Turca”, o curta traz para os dias de hoje a história escrita por Machado de Assis no século XIX.

Journey– MehdiTebbakh – 2´40” – França/2014

Eu tive a chance de viajar durante cinco meses pela Austrália. Aqui está a história.

Juste de l’Eau – Carlos De Carvalho – 4´42” – França/2014

A história se passa em Lisboa, na época das grandes descobertas marítimas. Exploradores, parecendo porcos, chegam ao porto, após uma longa viagem através dos oceanos. Em toda a cidade pequenos grupos se reúnem e felicitam uns aos outros. Eles organizam rodas de danças espontâneas e comemoram o retorno. Enquanto isso, um jovem porco tem a estranha sensação de estar completamente isolado dos outros em sua própria cidade natal.

Juste de l'Eau – Carlos De Carvalho - 4´42” – França.2014

Juste de l’Eau – Carlos De Carvalho – 4´42” – França.2014

Mostra Udigrudi Mundial de Animação – Mumia 2015.

12 de dezembro, sábado, das 10h às 14h

Entrada gratuita / Classificação livre

C.A.S.A – Rua Himalaia, 69, Vale do Sol, Nova Lima/MG

Gostou? Espalhe!

Be first to comment